Em sessão solene realizada na noite de 30 de março de 2023, na Sede Administrativa da Sicredi Ouro Verde MT, a Academia Luverdense de Letras procedeu o lançamento da Coletânea Compartilhando Saberes, apresentando oito novos autores ao cenário cultural de Lucas do Rio Verde.
Recheado de poesia e emoção, o evento reuniu cerca de 65 pessoas e contou com a participação da Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde, que executou o Hino Nacional e o Hino do Município. No dispositivo de honra, a presidente da Academia Luverdense de Letras, Solange Oliveira Santos, recebeu a secretária de Cultura e Turismo do Município, Luciana de Souza Bauer, a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel – que representou o prefeito Miguel Vaz – a vereadora Ideiva Rasia Foleto, que representou a Mesa Diretora da Câmara Municipal, representantes da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, do Colégio Dois Mil e Colégio La Salle.
Em destaque, na primeira fileira, os novos autores luverdenses: Salvador Sebastião Fagundes, Antônio Tonietto da Silva, Cleonara Noetzold, Maria Justina de Arruda e Silva, Edilma Pedrina Damaceno, Rosane Pereira Candido Mendes, Augusta Domingues Freire e Diva Cabral Pokorski – vovôs e vovós que tiveram oportunidade de compartilhar suas histórias e memórias por meio de poemas e cartas – e tiveram os textos selecionados em concurso literário organizado pela Academia para compor a Coletânea Compartilhando Saberes.
Além dos poemas e cartas dos novos autores, o livro reúne também poemas dos acadêmicos da ALL, e foi prefaciado pela bibliotecária, escritora e poeta Anelise de Moraes Oliveira Duarte. À medida que os autores apresentavam seus textos, era possível perceber a comoção aflorar nos semblantes das pessoas que prestigiaram o evento.
Conforme destacou a presidente da Academia, o lançamento da Coletânea culminou o projeto Compartilhando Saberes, que demandou 11 meses de trabalho desde a concepção até a publicação e lançamento do livro, que vem enaltecer o propósito da Academia Luverdense de Letras, que é trabalhar pelo engrandecimento da cultura de Lucas do Rio Verde, revelando e valorizando a literatura local.
O PROJETO
O projeto Compartilhando Saberes foi concebido em maio de 2022 com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita entre o público da terceira idade de Lucas do Rio Verde. Inscrito no edital do Fundo Social da Sicredi Ouro Verde MT em 2022, foi aprovado. Também recebeu apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, do Colégio Dois Mil e do Colégio La Salle.
Dentre as ações contempladas pelo projeto, destacam-se rodas de conversa com avós e netos, oficina de escrita e concurso literário, que possibilitando a revelação de autores que sequer imaginavam que seriam capazes de escrever poemas. A publicação e lançamento da Coletânea Compartilhando Saberes é um legado que a Academia Luverdense de Letras deixa para a cultura de Lucas do Rio Verde.
Vera Terezinha Faccin Carpenedo
Vice-Presidente 2022/2023