Livro foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo
e reúne poemas dos membros da Academia

ACADEMIA LUVERDENSE DE LETRAS


A literatura ganhou destaque em Lucas do Rio Verde, nos meses de julho e agosto, com o lançamento da coletânea “Poetificar a alma e versejar a vida”, da Academia Luverdense de Letras (ALL).

Composto por 60 poemas escritos pelos membros fundadores, efetivos e correspondentes da ALL, o livro foi lançado no dia 6 de julho, em solenidade aberta e gratuita, realizada no auditório da Unilasalle/Lucas.

“Poetificar a alma e versejar a vida” é uma coletânea de poemas com tema livre, em que cada acadêmico da ALL teve a oportunidade de expressar seus sentimentos, dons e pensamentos por meio da poesia, manifestando sentimentos e visões sobre a vida, o cotidiano, a família, as relações interpessoais e sociais, o ambiente, a sociedade.

Os 60 poemas reunidos na coletânea são verdadeiros cânticos feitos para aquecer o coração, poetizar a alma e enaltecer a vida, difundindo ideias, sentimentos e emoções capazes de promover reflexões que podem levar o ser humano a repensar seu modo de agir em relação a si próprio, ao outro e à sociedade.

Viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo ao setor cultural brasileiro, a coletânea é fruto do projeto “Poetificar a alma e versejar a vida”, desenvolvido pela Academia Luverdense de Letras por meio do Edital de Chamamento Público n° 006/2023 da Lei Paulo Gustavo – Audiovisual, da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde.

Os recursos advindos do edital foram empregados na edição e impressão do livro e também possibilitaram a realização do evento de lançamento, que contou com recital de música e poesia.

A distribuição da coletânea é gratuita e aconteceu em escolas públicas e privadas, bibliotecas, instituições de ensino superior, entidades e pessoas ligadas ao setor cultural do município.

RODAS DE CONVERSA

Como parte do projeto, nas duas primeiras semanas de agosto a Academia Luverdense de Letras realizou rodas de conversa em diferentes momentos e locais da cidade, oportunizando à sociedade luverdense conhecer melhor a Academia, seus escritores e o projeto “Poetificar a alma e versejar a vida”.

Nesses momentos, além de conversar sobre poesia e recitar poemas da coletânea, os acadêmicos da ALL também fizeram a distribuição do livro aos participantes.


Vera Terezinha Faccin Carpenedo