ALL recebe recursos do Fundo Social Sicredi para desenvolver projeto na Casa Cidadã
“Promovendo cidadania por meio da leitura e escrita” é o projeto que a Academia Luverdense de Letras (ALL) vai desenvolver junto ao público atendido pela Casa Cidadã de Lucas do Rio Verde, com recursos do Fundo Social 2024 da Sicredi Ouro Verde MT.
A Casa Cidadão acolhe pessoas em situação de rua ou de passagem pelo município, mulheres vítimas de violência doméstica e crianças em situação de vulnerabilidade, acompanhadas pelos pais. Acolhe também migrantes, inclusive venezuelanos, que chegam à cidade em busca de oportunidades. Trata-se de um abrigo temporário, onde as pessoas recebem alimentação, assistência e orientação para conseguir documentos e trabalho.
Localizada na Avenida Bahia n° 701, bairro Rio Verde, a Casa Cidadã atende, em média, cerca de 70 pessoas diariamente. Para tanto, a instituição conta com uma equipe que inclui um coordenador, assistente social e monitores, que organizam uma rotina para os acolhidos. Além do acolhimento, são ofertados cursos e oficinas de capacitação para o trabalho, de modo a ofertar meios para garantir que os acolhidos encontrem novos espaços no mercado.
O projeto “Promovendo cidadania por meio da leitura e escrita” consiste na realização de oficinas de leitura e escrita com o público atendido pela Casa Cidadã. Ao propor o projeto, a ALL parte da premissa de que cada uma destas pessoas carrega consigo uma vasta bagagem de vivência e experiência, que pode ser realçada por meio da leitura e da escrita, possibilitando que a história de cada uma seja compartilhada entre os demais acolhidos e, num momento seguinte, com a comunidade, promovendo assim a valorização humana e possibilitando o resgate da autoestima e a reconstrução da cidadania.
Com o projeto, a ALL pretende oportunizar momentos de leitura e reflexão e ofertar uma oficina de escrita, onde os acolhidos poderão escrever a própria história, em verso ou em prosa. Ao final do projeto de leitura e escrita, a Academia vai organizar um mural onde as histórias serão apresentadas à comunidade. Deste modo, a ALL espera oportunizar à sociedade luverdense conhecer essas pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade e, muitas vezes, são marginalizadas, quando, na verdade, precisam de uma nova chance para reconstruir suas vidas.
O projeto “Promovendo cidadania por meio da leitura e escrita” foi contemplado pelo Fundo Social 2024 da Sicredi Ouro Verde MT e será desenvolvido de julho a outubro deste ano. O termo de doação dos recursos foi assinado no dia 4 de junho, durante evento promovido pela Sicredi Ouro Verde MT em sua Sede Administrativa.
FUNDO SOCIAL
Por meio do Fundo Social da cooperativa, a Sicredi Ouro Verde MT está destinando, em 2024, o total de R$ 2.848.751,16 para apoiar projetos de entidades sociais nos 15 municípios em que atua. Ao todo, estão sendo contempladas 187 iniciativas voltadas à educação, cultura, esporte, saúde, segurança e inclusão social, impactando cerca de 170 mil pessoas.
Com sede em Lucas do Rio Verde, a Sicredi Ouro Verde MT é uma instituição financeira cooperativa que atua nos municípios de Acorizal, Alto Paraguai, Diamantino, Itanhangá, Cuiabá, Ipiranga do Norte, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah.
Anualmente, a cooperativa aplica um percentual dos resultados alcançados no ano anterior para apoiar e desenvolver a comunidade local. Em Lucas do Rio Verde, além do projeto da Academia Luverdense de Letras, Sicredi Ouro Verde MT está apoiando outras 37 iniciativas projetos por meio do Fundo Social em 2024, destinando um total de R$ 536.536,00.