1º CIRCUITO LITERÁRIO DE LUCAS DO RIO VERDE-MT. DE 11 A 16 DE OUTUBRO DE 2021.
CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA MELO – PROFESSORA: E. M. DE E. F. VINÍCIUS DE MORAES
RELATO FORMATIVO
Desde de muito cedo eu já sabia o que eu queria ser e, por conseguinte concretizei depois de mais de 30 anos... Quando realmente me tornei professora, com o curso de “Licenciatura em Pedagogia”, no ano de 2014., pela hoje UNILASALLE. No ano seguinte, em 2015 já ter sido contratada pelo processo seletivo da Prefeitura M. de Lucas do Rio Verde-MT., assumindo uma sala de aula no Ensino Fundamental I, pus em prática realmente algumas das teorias em que a academia me ensinou.
Nesta perspectiva e neste contexto, percebe-se que na verdade muitas das nossas práticas não serão estanques e finitas. E, assim nossa saga segue firme e forte, ano após ano, até o presente momento.... Há cada dia e ano que passa, somos desafiados para o novo em sala de aula, bem como fora dela e, felizmente a Secretária de Educação da cidade de Lucas do Rio Verde-MT., tem nos favorecido com as formações continuada, com eventos direcionados à Educação.
Ser professor nos exige muito mais responsabilidades acerca dos caminhos metodológicos escolhidos e acima de tudo muito mais preparo, muito mais formação, muito mais estudo. E, o ato pedagógico nos leva por caminhos específicos, pois não chegamos a lugar algum sozinhos, não há neutralidade. O ato pedagógico é um ato político (FREIRE, 1991) e está sempre embasado em determinada concepção de homem, de sociedade, de educação. A tarefa docente, está compromissada com a transformação e manutenção das condições sócio-históricas existentes. Dito isto, firma-se que o professor não é único quem ensina na tarefa educativa, os alunos e outrem, contribuem e muito no ato de ensinar e aprender. Juntos tornam-se mais fortes na construção de conhecimentos, são partícipes no processo do ato educativo.
A Academia Luverdense de Letras (ALL), existente há mais de uma década, fundada em 24 de março de 2010, e, somente em 17 de outubro de 2020, teve empossado seus membros atuais. Com objetivo de dar valor aos seus talentos locais, e, por outro lado difundir, fomentar, incentivar e proporcionar a integração dos mesmos, para o bem comum de toda uma sociedade. Portanto, praticamente quase um ano depois, a partir do dia 11 de outubro a 16 do referido mês do ano de 2021, foi criado o “1º Circuito Literário de Lucas do Rio Verde-MT.”
Diante desta premissa, a Academia Luverdense de Letras (ALL), busca através da música, da cultura das letras, do teatro e das artes visuais, difundir o cenário nacionalmente como local de produção do conhecimento artístico e científico. Trazendo consigo convidados especiais, conhecidos e reconhecidos por seus trabalhos já existentes e difundidos, destacando momentos ativos da Educação e Cultura do município de Lucas do Rio Verde-MT., Brasil.
Diante do exposto, a Academia Luverdense de Letras (ALL), nos proporcionou nestes seis dias, de 11 a 16 de outubro próximos passados, através do edital de incentivo à Cultura da Lei Aldir Blanc, desenvolveu seu projeto com o apoio destes recursos, com o apoio da Secretaria de Cultura, bem como, com o apoio de outras empresas local, pode colocar em prática cinco palestras e uma noite com artistas/poetas do Mato Grosso, com seus bravos históricos e poesias.
Este relato tem a pretensão de divulgar o quão foi e é importante participarmos de eventos deste porte, nos fazendo partícipes, integrando ensinar e aprender efetivamente.
Afirmar o trabalho da indissociabilidade das teorias e práticas pedagógicas, diante de tais desafios, no nosso dia a dia em sala de aula, ou tão somente no ato de ensinar. A importância da literatura, da leitura, da oratória, da escrita, do teatro, da música, da declamação, das artes visuais, que são processos e partes fundamentais como ferramentas pedagógicas no ato de ensinar e de aprender.
Mediante a inscrição prévia a participar das noites das palestras e da última noite com poesia, tive mais uma oportunidade e privilégio de me fazer presente e interagir, aumentando o grau de meus conhecimentos para com a minha prática diária, enquanto profissional da Educação.
E, assim aconteceram as palestras nos dias 11 a 16 de outubro de 2021, no formato on-line, ao vivo. Com a participação efetiva em todas as noites, de seus membros da Academia Luverdense de Letras (ALL), tendo como sua presidente, Maria Claro de Souza, e os demais integrantes, Vera F. Carpenedo, Marisa Jacometo Durante, Almir da Silva Coutinho, Eberson Noveli Jorra e Solange Oliveira Santos.
No dia 11 de outubro de 2021, tivemos o privilégio de participar, interagindo e assistindo no formato on-line, ao vivo, a 1ª (noite) de palestras com a ilustre professora Dra. Marisa Claudia Jacometo Durante, sobre Oratória. Dada a importância de nos manifestarmos em público, muito bem explanado em sua fala, a profª. Marisa enfatizou técnicas, tipos e procedimentos. Podemos ter o dom de ensinar, porém, nem sempre temos o dom de falar em público. Considerando que, nem sempre temos que nos manifestar tão somente em sala de aula, temos que interagir também em outros eventos, ou momentos e, estaremos preparados para falar em público nos deixando mais seguros e amparados para tal, com ensinamentos, técnicas e procedimentos certos, vem ao encontro de nos sentirmos imponderados.
No dia seguinte,12/10, mais uma noite foi abrilhantada com a participação da também professora e premiada escritora Leni Ziliotto, com a palestra, Literatura Infantil: do Maravilhoso ao Contemporâneo. Dia este em que se comemorava também o “Dia das Crianças”, Dia dedicado a comemoração da padroeira do Brasil “Nossa Senhora Aparecida”. Com toda maestria, explanou sobre as diversas fases da Literatura, destacou alguns (as) escritores (as), deixando bem claro a importância da leitura, da Literatura e da escrita em todas as fases da vida de um cidadão. Desde o início da vida escolar até o infinito, a literatura faz parte integrante de nossas vidas, em algum momento. Um universo encantador na sua reflexão, enquanto literatura infantil, de grande valia em todos os percursos. Enquanto professora, devemos despertar desde cedo em nossos alunos, não só o gosto pela leitura, desta forma tenho desenvolvido em sala todos os dias a leitura Deleite com meus alunos, com leituras diversas, inclusive utilizo os livros das escritoras Leni e Solange, bem como, o gosto também da escrita. E, foi o que aconteceu com minha turma atual do 4º ano, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Vinícius, de Lucas do Rio Verde-MT., em que incentivei meus alunos participarem do Concurso Lucas do Rio Verde entre lentes e versos: 33 anos – O lugar onde eu vivo: a capital da agroindústria. E, neste processo, conseguimos duas ótimas classificações, uma, minha aluna, com o 3º lugar e o outro um aluno do 5º ano, em 1º lugar, com belíssimas poesias. Nesta perspectiva, estamos no caminho certo com nossas vivências e experiências!
Na 3ª noite, dia 13/10, mais uma palestra de suma importância a ser questionada, com a presença da então profª. Dra. Helenice Joviano R. de Faria, da UNEMAT, Campus de Sinop, com o tema- A literatura como ferramenta para a educação antirracista. Tema não menos importante a ser discutido. Apresentou em sua palestra escritoras mulheres negras (pretas) destacadas com seus livros, enfatizou em sua fala a luta por não deixar esquecer a literatura e, por conseguinte seus (suas) escritores (as) negros (as) com suas obras maravilhosas. Palestra maravilhosa e esclarecedora.
Dia 14/10, mais uma noite agraciada pelo palestrante também poeta e escritor, prof. Dr. Luiz Renato de Souza Pinto, IFMT, campus Cuiabá, com o tema: A Literatura como ferramenta pedagógica para as aulas de história. Mais um tema para agregar conhecimento, contribuiu para a reflexão da literatura em nossas práticas e vivências diárias. Mais uma noite de altíssimo nível, com diversas linguagens, uma troca de experiências, que certamente agregará em nosso conhecimento.
Na 5ª noite, dia 15/10, com a presença do palestrante prof. e Dr. Elmo Batista de Faria, da UFMT, trouxe um tema bem atual: A robótica como ferramenta pedagógica no ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Dia em que comemoramos o “Dia do professor”, em sua última noite de palestras, apresentou magnificamente a história da robótica, desde os primórdios até os dias atuais. Em que a tecnologia, mais do que nunca, no momento em que estamos vivenciando, se faz necessário discutir, interessar e nos faz pensar, refletir e utilizar com todos os cuidados necessários e pertinentes. Destacou sobre a literatura científica, o desenvolvimento tecnológico, o uso efetivo das tecnologias, suas curiosidades e seus benefícios para Educação.
Em sua última noite do Circuito, tivemos o privilégio de assistir e fomos agraciados com vários recitais de poesias, através da presença de renomados escritores/poetas mato-grossenses, nos seus mais diversos versos. Me encantou com a fala de cada um dos participantes, Darcilia Lebron, Dolores Flor, Fátima Lima, Claudia Miranda Franco, Valéria Luz, Francisco Ribeiro os Santos, Vera T. F. Carpenedo e Solange Oliveira Santos. Tivemos a satisfação de saborear suas histórias e suas poesias maravilhosas.
Há cada noite tivemos a grata satisfação de ouvir diversas poesias recitadas pelos integrantes da Academia Luverdense de Letras (ALL), que nos encantaram, nos deixaram mensagens magníficas, reflexões e lições de vida, de vivências e de experiências fantásticas. Nos fizeram refletir a prática do nosso dia a dia, o quão importante é, provocar leituras, provocar escritas...
Obrigada Academia L. de Letras, obrigada a todos participantes, dos diversos cantos do Brasil, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, desta forma nos privilegiaram com o encantamento da diversidade Cultural. O quão é importantíssimo a literatura em nossas vidas, diretamente ligadas à Educação ou não. E, assim tivemos a cada noite, conhecimentos e compartilhamentos de saberes e sabores, com noites esplêndidas de formação. Nos preparando não só para o presente, bem como para o futuro promissor, de direito e de dever. Gratidão. Parabéns!

Carmem


Sou Carmen Lucia de Oliveira Melo, natural de Rio Pardo/RS, filha de Osvaldo Machado de Oliveira e Marieta Rosa de Oliveira (in memoriam), casada com José Tadeu Copetti de Melo, tenho dois filhos: Rodrigo e Rúbia e um neto lindo especial Guilherme, com Síndrome de Down. Resido no Mato Grosso desde de maio de 1997, em Colider, Alta Floresta de 1998 a 1999, após novamente em Colider até o ano de 2003, e, desde 2003 até o presente momento resido em Lucas do Rio Verde. Graduada em “Licenciada em Pedagogia” pela hoje UNILASALLE/LUCAS DO RIO VERDE-MT, em 2014. Pós-Graduada em “Docência para o Ensino Superior”, pela FASIPE/SINOP/MT., em 2016. Pós-graduanda em “Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais”, pela UFMT, Polo UAB/Lucas do Rio Verde-MT. 2020/2022 em andamento. A partir de 2015, pelo processo seletivo do Município, fui docente na Escola M. de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes, 3º ano do Ensino Fundamental e Escola Eça de Queiros, nos anos seguintes continuo atuando como docente no Ensino Fundamental, nos 5º anos, e 4º anos, continuo da Escola M. Vinícius de Moraes, até o presente ano/2021. Atuei como docente, ministrando aulas em diversas disciplinas, em vários semestres, na Faculdade La Salle, hoje UNILASSALE de Lucas, nos cursos de Pedagogia e Educação Física, de 2016 à meados de 2019. Escritora, com 3 livros lançados com outros coautores, direcionados à Educação, 1º lançado na 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 2014 “Atos Pedagógicos na Jornada do Currículo”, o 2º lançado em 2017 em Sinop/MT., “Formação em debate: discutindo práticas pedagógicas com futuros professores” e o 3º livro, “Dilemas do Ensino Superior no Século XXI: Muitos Olhares, Novos Rumos”, lançado em Lucas do Rio Verde/MT., no ano de 2018. No ano de 2017, participei de uma viagem à Portugal, juntamente com demais docentes e discentes da UNILASALLE/Lucas, em parceria com a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, na cidade da Guarda, realizando estudos e trocas de experiências Brasil/Portugal, sobre a Representação do Sistema de Ensino. Tenho várias Formações Continuada e artigos diversos publicados no Estado de Mato Grosso e Rio Grande do Sul (Currículo Lattes).


Redes Sociais:

Facebook – Carmen De Oliveira Melo
Instagram - @carmendeoliveiramelo