1º CIRCUITO LITERÁRIO DE LUCAS DO RIO VERDE-MT. DE 11 A 16 DE OUTUBRO DE 2021.
Elisângela Renata Tomaz Denardin 
RELATO FORMATIVO
Inicio meu relato parabenizando a Academia pela excelente iniciativa de realizar o Circuito Literário, as escolhas dos palestrantes também foram excelentes, porém destacarei um em especial, a noite com Helenice Joviano Roque de Faria, professora da Unemat, com a palestra “A literatura como ferramenta para uma educação antirracista”.
Ao abordar este assunto a professora traz à tona os muitos fatos que ainda vemos acontecer em pleno século 21, como educadora não consigo entender como o racismo estrutural permanece apesar de tantos estudos e mudanças ocorridos ao longo das décadas em que víamos absurdos acontecerem, como o ser humano pode ser tão cruel com o seu semelhante, discriminando-o pela cor da sua pele.
Apesar de nos indignarmos com tais situações, sabemos que precisamos nos manter na luta para combater o racismo e uma grande saída, senão a única é pela educação. A literatura tem sido uma grande aliada no processo desse combate, pois essa educação inicia-se nos primeiros anos do ensino fundamental, onde os textos mais elaborados não conseguiriam atingir tal público, conhecer a literatura, utiliza-la como ferramenta no combate ao racismo e discriminação faz com que nos coloquemos diante de um problema com uma arma eficiente e a serviço da humanidade.
Ao promover esses eventos a Academia Luverdense de Letras está fazendo o seu papel social, que é a formação do professor, do aluno, do cidadão e da população em geral, é louvável que esta iniciativa se repita e que as escolhas sejam sempre assertivas, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os assuntos abordados nesta palestra da professora Helenice é o que há de mais recente na literatura, ao abordar o racismo estrutural, citar Djamila Ribeiro uma filósofa contemporânea, Chimamanda, uma escritora Nigeriana que nos mostra os perigos de uma história única, ela nos coloca na contemporaneidade do conhecimento, conhecimento esse que só está por dentro quem está estudando, fazendo uma formação continuada na área ou em contato de alguma forma com as Universidades. Espero que esses eventos continuem a nos proporcionar conhecimento e literatura, pois como diz Antonio Cândido, literatura deveria ser tão essencial como as necessidades básicas do ser humano. Agradeço a oportunidade de ser convidada a participar e aprender sempre mais.


Carmem


ELISÂNGELA RENATA TOMAZ DENARDIN - Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) , Campus de Sinop. Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/ Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atua como Orientadora Acadêmica no curso de Pedagogia oferecido na UAB ( Universidade Aberta do Brasil) pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Docente da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde, desde 1993, até o presente momento. E-mail: eli.denardin@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-9991-0447
http://lattes.cnpq.br/0845067348273201