1º CIRCUITO LITERÁRIO DE LUCAS DO RIO VERDE-MT. DE 11 A 16 DE OUTUBRO DE 2021.
MARTA REGINA DA SILVA COSTA
RELATO FORMATIVO
Para apresentar este relato é indispensável mencionar o que motiva a minha participação em uma formação como foi o 1º Circuito Literário, oferecido pela Academia de Letras de Lucas do Rio Verde.

Durante algum tempo não tive a chance de envolver-me em um projeto que viesse juntar as duas coisas que tanto gosto. Literatura e temas relacionados à educação. Um evento dessa envergadura é algo que vem a acrescentar na vida de todas as pessoas que se disponibilizaram a assistir as palestras oferecidas. O evento veio por meio da plataforma Youtube durante seis dias consecutivos, as palestras apresentadas foram muito valiosas para mim enquanto profissional da área da educação e certamente para todos que delas participaram. Os cursistas atuaram com temas relevantes, reflexões sobre diversos assuntos. Cada um com sua devida importância e aquelas que particularmente mais me chamou a atenção, me fiz pensar sobre o quanto ainda tenho a aprender e o quanto ainda tenho que aperfeiçoar minha prática pedagógica.

Levando em conta ao que foi observado no decorrer das palestras, posso afirmar que o 1° Circuito Literário foi um sucesso. Durante o período do dia 11 a 16 de outubro, das 19:00 às 20:30, ganhamos de presente noites motivadoras que vieram apontar novos olhares acerca do ensino aprendizagem e das possibilidades de proporcionar estudos que transformam a vida de nossos alunos e o mundo à sua volta.

No que tange ao programa de palestras organizadas pela Academia de Letras de Lucas do Rio Verde, reforço que certamente foi proveitoso para todos os participantes. A cada encontro uma surpresa. Além do cronograma de palestras fomos presenteados por declamações de poemas, textos “escolhidos a dedo” que consolidaram os assuntos abordados em cada encontro. Momentos oportunos para aprender com os renomados doutores, pesquisadores, também pudemos nos deleitar com as leituras e declamações de poemas encantadores que mexeram com nossa mente e nossa alma.

Notáveis poemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana, Cora Carolina e outros renomados poetas da literatura brasileira, tivemos a honra de conhecer produções, vida e carreira dos próprios membros da Academia de Letras, como a presidente professora Maria Claro, a escritora e professora Solange Oliveira Santos, o professor Me. Almir Coutinho, a jornalista Vera Terezinha Faccin Carpenedo, e outros dois componentes da Academia; Marisa Cláudia Jacometo Durante e Eberson Noveli Jorra, no qual forma-se um total de seis membros da ALL.

Finalmente no que diz respeito as apresentações no primeiro encontro, a professora Dra. Marisa Jacometo, abrilhantou com o tema “Oratória: tipos,

técnicas e procedimentos”. O segundo encontro, foi nos concedido a enriquecedora palestra da escritora Leni Chiarello Liliotto. Dra.em epistemologia da História e da ciência, e escritora de mais de 19 livros publicados em diversos países. Com sua palestra “Literatura Infantil: do maravilhoso ao contemporâneo”.

O terceiro encontro, foi ofertado pela Dra. Em linguística, Helenice Joviano Roque de Faria com o intrigante tema “A literatura como ferramenta para uma educação antirracista.” Helenice Joviano, lustrou suas ideias primeiramente se auto descrevendo, após fez a leitura de um belíssimo poema da pesquisadora e escritora Neusa Souza Santos. A qual possui um discurso sobre si, mulher preta que luta pela causa de se reafirmar através da literatura. De acordo com Helenice a literatura salva, a literatura é o caminho para se sentir pertencente ao mundo em que vivemos, a literatura nos permite olhar o mundo por outras lentes, ela possibilita o encorajamento, a criticidade e a mudança de atitudes.

O quarto encontro, foi enobrecido pela palestra do professor Dr. Luiz Renato de Souza Pinto, com o tema “ A literatura como ferramenta pedagógica para as aulas de história”. Renato discursou acerca das possibilidades de um ensino pautado nas narrativas literárias. Com suas falas provocativas, Luiz Renato, apresentou seu trabalho inovador, suas experiências como professor e escritor. Sugeriu obras de Silviano Santiago, Ana Miranda, Aline Bei e outros escritores de romances históricos. Luiz de Souza Pinto, defende a tese de que a verossimilhança nas narrativas possibilita diferentes metodologias para o ensino da história na educação básica.

No penúltimo encontro tivemos o privilégio de adquirir conhecimentos com o professor Dr. Elmo Batista de Farias, com o tema: “A robótica como ferramenta pedagógica no ensino da Língua Portuguesa e Literatura”, Dr. Elmo trouxe reflexões em torno do assunto, falando sobre a tecnologia e robótica como uso pedagógico pautado em suas experiências de pesquisas e em vivências cotidianas escolares. Com um discurso cheio de entusiasmo, Elmo Batista afirma que o avanço tecnológico possibilita a criação de ferramentas que podem ser usadas em sala de aula para que através desses recursos didáticos, os professores possam promover melhorias no processo ensino e aprendizagem dentro e fora das salas de aulas.

Quanto ao sexto e último encontro, fomos contemplados com a presença de poetas locais apresentando suas obras e recitando seus poemas. Um fascinante encerramento titulado como “Noite com Poesia”. Esse foi o momento de apreciar a arte das palavras, sentir-se emocionado, abrir-se para o novo, entregar-se, e viajar por entrelinhas. Do mesmo modo, conhecermos trabalhos e poetas locais como a poetisa Darcília Lebron, que veio até o abrilhantar a noite com a declamação de seu belíssimo poema ”Vossa Majestade a Palavra”. Escritores das cidades vizinhas, Sorriso e Sinop também marcaram presença através de vídeo conferência, como as poetas Dolores Flor e Valéria Luz, também outros respeitáveis nomes da arte literária mato-grossense.

Em face a tudo o que transcorreu nos encontros, vejo que as pessoas engajadas no evento fizeram seu trabalho com muita dedicação e respeito aos

cidadãos do município de Lucas do Rio verde, sem dúvidas essa semana de formação foi representativa em minha trajetória como professora, como mulher, como mãe e cidadã. Os membros da Academia Luverdense de Letras estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido com comprometimento a favor da educação, da arte e da cultura do nosso município.
Carmem


Marta Regina da Silva Costa, professora licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Possui curso de especialização em Literatura Mato-grossense, oferecido pelo Instituto de Linguagem, através do ( PPGEL) Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, pela UNEMAT Campus de Tangará da Serra – MT.
Em 2012 mudou-se para Lucas do Rio Verde, onde reside com sua família. A partir dessa data iniciou seus trabalhos como servidora pública da Secretaria Municipal de Educação deste município.
Em 2018 recebeu o prêmio pela composição de seu poema “Iluminada”, no 1º Concurso Literário de Lucas do Rio Verde. Projeto criado pelo então vereador Jaime Floriano, promovido pela Associação Luverdense de Imprensa. O qual foi escrito para homenagear o aniversário de 30 anos da cidade de Lucas do Rio Verde.
Atualmente trabalha na Escola Municipal Olavo Bilac, onde ministra aulas de Língua Portuguesa para turmas de sextos anos. Gosta do que faz e se sente realizada em trabalhar com a linguagem, algo que desde muito cedo já demostrava interesse.