1º CIRCUITO LITERÁRIO DE LUCAS DO RIO VERDE-MT. DE 11 A 16 DE OUTUBRO DE 2021.
SANDRA CAON
RELATO FORMATIVO
Formação continuada como ação transformadora e o Relato formativo como ferramenta capaz de inspirar, partilhar vivencias e, assim encerrar a participação no Circuito Literário da Academia Luverdense de Letras.

Partindo das considerações de Paulo Freire (1998) de que “Ninguém ignora tudo, Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” A proposta de participar do 1º circuito literário da Academia Luverdense de Letras surgiu através das redes sociais e despertou uma satisfação em fazer parte dessa comunidade - Com a inscrição realizada para participar do 1º Circuito Literário da Academia Luverdense de Letras e com as ferramentas de acesso : notebook, endereço eletrônico, e a participação online chat e WhatsApp, assim inclui no meu plano, agendando esse horário para participar e somar conhecimentos, assim fui percorrendo cada apresentação, palestras, poemas, sugestões de leituras, trocas de experiências, debates e opiniões, de modo a deixar impressões sobre conquistas e fracassos e assim foi se fazendo registros fui lentamente me apropriando de ideias e ideais e em cada aprendizagem traçando as relações com minha própria trajetória de vida e de certa forma ressignificando alguns momentos.
Aprendi desde cedo a importância dos estudos, pois nasci em família humilde, meus pais não concluíram o ensino fundamental; sendo que minha mãe sempre desempenhou as funções do lar e meu pai em serviços braçais. Família grande, com oito filhos, vivemos algumas limitações devido à falta de recursos financeiros. Porém, ainda que meus pais tivessem pouca instrução acadêmica, sempre foram incentivadores para que os filhos estudassem.
Considerando a opção de um curso profissionalizante, iniciei os estudos na área do Magistério- CEFAM em 1994 no Estado de Mato Grosso do Sul, conclui em 1998. Me identifiquei muito com o curso e pretendia dar continuidade aos estudos e capacitações.
Em 1999, com 20 anos de idade, já residindo em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, iniciei a primeira experiência profissional e no ano de 2001 ingressei no curso de pedagogia pela UNEMAT. Concluí o curso em 2004, em seguida a pós graduação.
Durante alguns anos trabalhei como contratada e assumi a vaga de concurso público no ano de 2006. Atuei no Ensino Fundamental durante uns 4 anos, depois na Educação Infantil, na qual me identifiquei profissionalmente e continuo até os dias de hoje. Durante esse período exerci a função de Coordenadora pedagógica durante um período.
Já vivi muitas realizações profissionais, enfrentei muito desafios, aprendi muito e vivo em constantes aprendizagens e trocas.
E mais uma vez surpreendida por desafios, vivendo um período de muita instabilidade em meio a uma pandemia, devido a um vírus – Covid-19. Que nos obrigou ao distanciamento social, o fechamento das escolas e a adotar medidas diferenciadas e experiências formativas mediados pela tecnologia em um amplo cenário político como nunca visto antes.
Um momento adverso, em meio a uma pandemia, tentando refirmar um processo formativo com qualidade social e que possibilite considerar as crianças como sujeitos de direitos frente a uma realidade de tantas desigualdades sociais existentes.
Não desanimei - desse modo, experimentei momentos fascinantes nesse 1º Circuito Literário, em alguns momentos com muito interesse diante das trajetórias apresentadas pelos ilustres professores convidados; bem como às contribuições dos integrantes da Academia Luverdense de letras (alguns já colegas e conhecidos de longas datas).
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca, E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” (Paulo Freire, 1997). Diante desse contexto, muitas descobertas interessantes e desafiadoras, partindo de experiências – e de escolhas acertadas dos palestrantes, com opiniões significativas- de modo a considerar o ontem para viver o hoje e considerar que temos instrumentos para enriquecer e embelezar os processos do aprender e do ensinar.



Carmem


PROFESSORA ESPECIALISTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COM CONCENTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL REALIZADO EM CONVENIO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENÇÃO_ FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA- FACINTER (2004) E EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PELA FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE- FAVENI (2020).
LICENCIADA EM PEGAGOGIA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO -UNEMAT (2004). POSSUI HABILITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MAGISTÉRIO- CEFAM (1998). ATUA NA EDUCAÇÃO DE LUCAS DO RIO VERDE - MT DESDE 1999, FUNCIONÁRIA PÚBLICA EFETIVA NO MUNICÍPIO À PARTIR DE 2006 ATUANDO COMO PROFESSORA NA CRECHE MUNICIPAL IRMÃS CARMELITAS DE VEDRUNA.

Email: sandracaon@edu.lucasdorioverde.mt.gov.br

Redes Sociais:
https://instagram.com/@sandracaon.9/Instagran
https://m.facebook.com/sandra.caon.9