SEMANA LITERÁRIA
ACADEMIA LUVERDENSE DE LETRAS


Academia Luverdense de Letras destaca escritores e realça papel da literatura

Mario Quintana, conhecido como “o poeta das coisas simples”, também chamado de “poeta das singelezas”, foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Além de poeta, foi tradutor e jornalista e sua vasta obra, caracterizada por temas corriqueiros e pensamentos enlevados, o colocou entre os principais vultos da segunda geração do modernismo brasileiro. É Quintana quem nos ensina: – “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.”

É por acreditar na leitura como caminho para o conhecimento e conquista da cidadania que a Academia Luverdense de Letras (ALL) tem como principal propósito a difusão da cultura das letras, fomentando a literatura como expressão artística que alimenta a alma, sacia a sede de conhecimento e eleva o espírito.

Foi com esse propósito que a Academia Luverdense de Letras se colocou novamente, neste ano de 2025, como parceira da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde na realização da Semana Literária.

ACADEMIA LUVERDENSE DE LETRAS

De 6 a 11 de outubro, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Lucas do Rio Verde, abriu suas portas para escritores luverdenses e mato-grossenses, que tiveram oportunidade de conversar com leitores, lançar livros e reforçar o papel da literatura na difusão de valores que contribuem para formação da consciência cidadã e, assim, ajudar a construir uma sociedade melhor.

A Semana Literária contou com uma vasta programação, colocando em destaque escritores e escritas luverdenses, enriquecendo o cenário cultural do município. Realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio e parceria da Academia Luverdense de Letras, a Semana Literária teve rodas de conversa com escritores, contações de histórias, sessões de autógrafos e outras atividades culturais gratuitas que realçaram o município e seus autores no cenário cultural de Mato Grosso.

Conforme destaca a professora e escritora Solange Oliveira Santos, presidente da ALL, a leitura tem a capacidade de despertar sentimentos, revelar emoções, inspirar ações, dar voz a histórias que encantam e, assim, fortalecer laços e abrir caminho para infinitas possibilidades.

ACADEMIA LUVERDENSE DE LETRAS

Entre os livros lançados durante a programação, destacam-se: Rabiscos Inspirados e A Escola Não é Para Mim, marcando a estreia do escritor Ariel B. Silva no campo literário. A autora Darcília Lebron, que integra o quadro de membros efetivos da ALL, lançou a obra Essencial, que reúne poemas de sua autoria e de escritores convidados. A jornalista e escritora Vera Terezinha Faccin Carpenedo, que também é membro efetivo da ALL, lançou Joaninha Fitinha, a primeira obra da autora voltada ao público infantil. A Semana Literária foi enriquecida também pelo lançamento de Lilo, Lolo e as Coisas Miúdas, da escritora Cláudia Miranda – membro correspondente da ALL, e pela participação da escritora Carla Regina Eidt, de Tangará da Serra, que lançou seu livro Do Meu Lugar Tudo é Possível.

 

Encerrando sua participação na Semana Literária, em 10 de outubro, em cerimônia realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal de Lucas do Rio Verde, a ALL revelou e premiou os três vencedores do seu 1º Prêmio Literário, promovido para destacar e valorizar poetas mato-grossenses.

 

Com isso, a ALL segue fiel aos seus objetivos de fomentar a produção literária, colaborar com o enriquecimento do patrimônio linguístico, histórico e cultural, contribuindo com o engrandecimento  do município, do estado e do país.

 

 

(Vera Terezinha Faccin Carpenedo – outubro 2025)